domingo, 23 de novembro de 2014

Torque, Cavalo vapor, cilindrada.. Afinal de contas pra que serve isso?

É bem comum alguem se referir a um motor por seu torque, cavalaria(CV ou HP), pôtencia, cilindrada como parâmetros de desempenho afim de dizer que este ou aquele motor é melhor ou pior que o outro. Mas será que estes conceitos estão bem definidos para nós? Ou ainda, qual a aplicabilidade disto no dia á dia?
Quando se fala de um automóvel é importante destacar que estes números de torque, cilindrada e etc, não são os úncos números a serem considerados pois como o automóvel possui um trem de força e neste trem de força o motor não é o único componente esses números não refletirão o real exercício nas rodas. Toda a força gerada sofrerá redução ou multiplicação pelo conjunto de transmissão(com exceção a uma marcha direct driver, cujo o movimento de entrada e saída são iguais) e só ai será transmistida para as rodas em forma de tração.

Bem vamos as definições:
Cilindrada: Como o proprio nome indica deriva de cilindro. Isto já é uma indicação do que ao termo se refere. Se nós olharmos um cilindro observaremos que alguns êmbolos estão ocupando a parte inferior enquanto outros alcançaram o ponto máximo(PMS). Este espaço entre os pontos PMI e PMS é chamado volume útil, ou seja, é a parte do cilindro que de fato servirá para acumular ar para a queima. Pegamos essa medida e a medida do diâmetro do pistão. Esses valores bastarão para o cálculo da cilindrada. Agora basta inseri-los na fórmula e calcular.
CC= π x d2 x c
CC= cilindrada  d2= diametro do cilindro ao quadrado c= curso do pistão

 Este calculo indicará a cilindrada individual de cada cilindro. A soma dos cilindros será a cilindrada total do motor. A cilindrada exibida nos veículos é sempre um valor arredondado disto. É chamada cilindrada comercial.
Á nível prático a cilindrada é a capacidade em litros que o cilindro comporta. O enchimento total desta capacidade passa diretamente pela alimentação de ar/combustível.

Torque é um esforço torcional, a força que tende a criar um movimento de rotação. O cálculo de torque é mais famoso que a própria definição. T= Força x área.
Ninguém tem dúvida que o termo torque é bem usual nas montagens em geral mas a maioria das pessoas têem dificuldades para entender a aplicação disto no motor. Na verdade basta levar o mesmo concito de alavanca e multiplicação de força para o interior do motor.

A biela que está fazendo a união do pistão ao virabrequim e faz a função de alavanca no momento da expansão dos gases. O motor "explode" a mistura na cabeça do pistão gerando uma energia que empurra o pistão para baixo. Como o virabrequim tem um movimento giratório ele produz torque mediante a esta força exercida em sentido contra ele.
Mediante a isto fica evidente que tanto a força da expansão como o comprimento da biela influi numa maior geração de torque. Por isso motores com construções maiores de biela e com alta compressão geram maior torque.

Cavalo vapor, Horse power, quilowatt e potência do motor são nomenclatutas para o mesmo efeito. Colocando de um modo bem prático podemos dizer que a pôtencia do motor(HP, CV) nada mais é do que o exercício do torque em relação ao tempo. Da mesma maneira que o cavalo a beira das minas puxava um peso em determinado tempo assim também o motor é medido pela capacidade de mover uma carga em determinado tempo.
Um motor que consiga atingir 60mn de torque é submetido a um teste em que em diferentes rotações se observa o tempo para exercitar um determinado trabalho em relação a um peso aplicado. Neste teste observa-se os pontos máximos de torque e o pico de potência.

Essas grandezas do motor são medidas afim de monitoramento de desempenho e até para fins de galgar melhorias na preparação de motores. A relação entre torque, potência, cilindrada e taxa de compressão é que indicará qual a utilização do motor, se em circuito de velocidade ou para o exercício de muitas cargas.

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