Redução catalítica seletiva, ou simplismente SCR.
Esta é a mais "nova" providência tomada pelas montadoras de motores diesel no Brasil para atender a fase VII do Proconve((Programa de Controle da Poluição do Ar por Veículos Automotores) que corresponde ao Euro V(regulamentação na europa).
Os gases da combustão passam pelo agente catalisador depois de receber uma injeção de solução de uréia(diferentes nomes comerciais são dados a esta substância). A amônia produzida pela injeção da uréia reage dentro do catalisador com os gases queimados produzir uma mistura significativemente menos agressiva ao meio ambiente.
O sistema de redução catalítica seletiva não é uma novidade a nível mundial. Já se utilizava em larga escala desde os idos da década de 1980 nos EUA. O Brasil todavia só adotou o SCR para automotores em 2012.
Existem outros métodos de controles de emissões usados no Brasil em caminhões que atendem ao proconve VII como o sistema de recirculação de gases do escape(EGR). Em poucas palavras: você força a passagem de ar mais de uma vez pela câmara repetindo a queima.
Não quero avaliar o ganho e prejuízo de cada sistema pois há vários pontos a serem considerados, como: valor de manutenção, custo da uréia, vida útil do motor. Entretanto uma coisa fica evidente, por mais que tenha havido dificuldades de algumas montadoras para implementação e adaptação do sistema SCR, ainda assim ele cumpre com mais folga as exigências do Euro V, fazendo-o o menos agressivo ao ambiente.
Posteriormente falaremos sobre o controle de emissões monitorado pelo ECM das diferentes montadoras.
Encontrei informações muito utéis no site http://www.cumminsfiltration.com.br/pdfs/product_lit/americas_brochures/MB10033-PT.pdf
Nenhum comentário:
Postar um comentário