"É TUDO QUESTÃO DE ESTEQUIOMETRIA"
Este quadro exemplica o funcionamento de uma injeção eletrônica diesel convencional. Tanto o fluxo do combustível como o monitoramento dos sensores e acionamento dos atuadores tudo é eletrônicamente gerenciado pelo unidade de controle eletrônico, vulgarmente conhecida como módulo do motor(ainda que nem sempre esteja no motor).
Todavia quero repitir a afirmação: "É tudo questão de estequiometria". Nunca existiu um defeito de força que não fosse um problema de estequiometria(até em motores com ECM).
Vejamos: Filtro de ar obstruido causa restrição de massa de ar e logo mistura rica. Ou num caso de mistura pobre com filtro de combustível obstruído temos perda de força causada pelo mistura incorreta.
Até ai é tudo muito obvio, mas se levarmos este raciocício para motores eletrônicos.
Comentarei apenas um exemplo(sem citar nomes) mas o raciocínio pode ser estentido a todo motor eletrônico diesel. É muito comum em veículos diesel o sistema de recirculação de gases do escape(valvula EGR). Comum em vans de diversas montadoras. Só que que até pouco tempo no Brasil não tinhamos um combustível diesel de qualidade satisfatória. Resultava que um diesel de queima imperfeita(ou seja, aquele que produz um teor alto de materiais particulados e poluentes) tornava-se em gases aquecidos, todavia carregados de substâncias prejudicias ao interior do motor. Mas os problemas não se limitavam ao interior do veículo, mas a toda a admissão de ar. E neste percurso encontra-se o sensor T-Map((Sensor de Pressão e Temperatura do ar). A carbonização entope o seu orifício impedindo-o de ler corretamente. Logo o módulo é enganado pois o valor lido não corresponde a pressão nem temperatura de ar admitido(nem isto significa que o sensor está com avaria) O débito de injeção é diferente do ideal para a massa de ar realemte succionado para o cilindro. Ou seja, estequiometria!
Ainda que a real causa seja um sensor lendo incorretamente, ou um atuador executando errôneamente seu papel, ainda assim isto resultará numa mistura incorreta .
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