segunda-feira, 10 de novembro de 2014
Ciclo teórico (Introdução)
Quero iniciar uma série(bem curta) sobre os quatro tempos dos motores diesel.
Dentro das minhas expectativas pretendo esclarecer sobre cada tempo e a ação da mistura comburente/carburante(ar/combustível), comportamento térmico em relação a dilatação e aquecimento dos componentes do conjunto.
Como pode ser observado na figura acima em um motor 4 tempos cada tempo é dividido em 180°(meia volta). Estes graus referem-se ao movimento giratório da árvore de manivelas.
Se Condirarmos os graus percorridos pela árvore de comando de válvulas a relação será sempre a metade em relação a árvore de manivelas(virabrequim), ou seja, uma relação 2:1
A soma total dos quatro tempos deve sempre ser concluido em duas voltas do virabrequim, totalizando 720°do mesmo.
Este raciocínio deve ser estendido aos motores de mais quantidades de cilindros.
Neste caso em um motor 6 cilindros o ciclo, ou seja, os quatros tempos continuam sendo realizados em 720°, a diferença será que ao invés de haver uma detonação a cada 90° do comando de válvulas como num motor 4 cilindros, ela se dará a cada 60° do comando de válvulas.
Ciclo teórico: É dado esse nome ao exercício de execução de 4 tempos num cilindro, considerando que cada tempo dure 180°. Mas na verdade isso existe apenas para fins de ilustração, porque não necessariamente o movimento de subida e descida do pistão vai retratar o que de fato está acontecendo no interior do cilindro. (posteriormente falaremos detalhadamente sobre o porque desta afirmação)
Todavia para fins de ilustração e até mesmo raciocínio a compreensão do ciclo teórico ajudará a entender e até diagnosticar avarias.
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