Foi-se o tempo em que conceitos basilares da física se restringiam apenas a construção de um motor, nos cálculos de relação de um câmbio, ou na engenharia de construção inicial de um equipamento. Hoje em dia se tornou essencial a formação e informação do técnico de reparo de motores para que se tenha sucesso no reparo ou garantia de longevidade do equipamento na manutenção.
Termodinâmica, inglês técnico, interpretação de manuais, matemática aplicada, metrologia e por ai vai. Cada vez mais cresce a grade curricular de um curso técnico de mecânica. Mas será que tudo está em conformidade com o dia a dia do profissional ou cai em desuso logo depois da sua formação. Não quero ser hipócrita e dizer que estamos todos os dias calculando cilindrada cúbicas de cada motor que reparamos, mas quando nos deparamos com uma motor aberto e vemos o pistão travado a parede um cilindro entendemos a importância de sua troca de calor(seja pelos "jet's" ou pelo liquido de arrefecimento). O que pretendo dizer com isso é que nós lidamos com a físico prática diariamente e quando entendemos o seu caminho nartual é mais fácil explicar e aplicar seus conceitos em diagnósticos e reparos.
Minha ambição com este blog é fazer um ponto de encontro pra quem pensa a profissão de mecânico de um jeito diferente. O profissional não pode ser reduzido a um simples trocador de peças.
Se você quiser participar com postagens, comentários, perguntas ou informações se torne um colaborador. Lembre-se a sua informação contribua na nossa formação.
Nenhum comentário:
Postar um comentário