Se o tempo de compressão é momento de elevação de pressão no cilindro e o tempo de expansão é o ponto de elevação máxima de temperatura, o tempo de escape é o momento da liberação do cilindro para renovação do ciclo. É o momento de acentuada queda de pressão e temperatura.
Este trecho acima é uma definição convencial e apropriada para este tempo/motor, todavia eu seria reducionista se deixasse de considerar o que está acontecendo a fundo neste momento.
Para entendermos melhor devemos recapitular. O motor usou a mistura ar/combustível para produção de energia cinética. Estima-se que que o aproveitamneto dessa mistura foi em torno de 35%, ou seja, considerando perda de materiais por atrito, entalpia de combustão*(detalhamento adiante) e até qualidade da mistura comburente e carburante, tudo isto implica em perda de eficiência, apenas o restante é de fato torque.
Temos uma perda significativa no ciclo. E esta perda existe desde a admissão. Em todo o ciclo há um consumo de energia para o proprio funcionamento do motor. Os gases da queima também fazem parte desta soma de perda, eles representam um número significado(porém variavel de acordo com a qualidade da mistura) que "escapará" para fora do motor.
PERDA POR CALOR- A parcela mais significativa do motor se dá pela entalpia. Entalpia de combustão é a designação para a energia liberada em calor resultante da combustão. Como pode ser visto no motor uma parte da energia vira torque, outra parte é energia gasta no funcionamento do proprio motor e uma boa parcela é calor dissipado no processo.
De acordo com o exemplo de diagrama de válvulas que vimos em outra postagem a abertura da válvula de escape é adiantadada para bem antes do PMI. Isto indica que já existe a ejeção dos gases, entretanto a pressão contra essas gases afim de empurrá-los é baixa pois o pistão foi empurrado pela"explosão" na câmara para baixo. Quando o pistão inicia sua subida a situação se modifica pois ai passa a haver pressão contra os gases. Isto resultaria num novo tempo de compressão, mas como a válvula de escape está aberta os gases são jogados para os dutos de descarga (coletor, descarga, etc).
Ainda considerando o diagrama de válvulas somos lembrados de que o escape perdura ainda até o tempo de admissão. É ai que ocorre o overlap(cruzamento de válvulas). Com as duas válvulas abertas, sendo que há pressão positiva vindo da admissão e pressão negativa no escape(causado pelo turbo) os gases são forçados a sair aceleradamente.
Temos ainda que considerar que num sistema convencional sem turbocompressor esses gases são lançados na atmosfera sem ou com tratamento, mas num veículo com um turbocompressor esses gases servem acelerar o eixo da turbina que é preso a parte fria do turboalimentador. Isto garantirá a maior sucção de ar para um novo ciclo.
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