"não necessariamente o movimento de subida e descida do pistão vai retratar o que de fato está acontecendo no interior do cilindro."
Fiz esta afirmação em minha última postagem e me comprometi a explica-lá. Pois bem, vamos a explicação.
Teoricamente cada tempo(admissão, compressão, expansão e descarga) é retratado pelo movimento de subida ou descida do êmbolo, entretanto a abertura das válvulas não respeita o movimeto dos pistões. Esta abertura e fechamento podem ser antecipado e atrasado respectivamente afim de melhor aproveitamento da queima e limpeza da câmara. Pode-se concluir disto que o motor pode estar admitindo sem estar em tempo de admissão.
Esta postagem se reporta ao tempo de admissão e a admissão real, não só aos 180° do virabrequim.
Para maior compreensão deste evento é importante entender que abertura e fechamento de válvulas não são só definidas por tempos do motor, mas por duração. Duração é o período(medido em graus) em que as válvulas permanecem abertas.
(diagrama de válvulas)
Neste exemplo observamos que:
Início de admissão 10°APMS
Fim da admissão 35° DPMI
Início de escape 40° APMI
Fim do escape 10° DPMS
Se somarmos o tempo de abertura e fechamento da válvula de admissão APMS e DPMI somado aos 180° correspondente ao tempo de admissão veremos que o tempo da duração de abertura da admissão ultrapassa o proprio tempo de admissão no controlado pelo virabrequim.
Admissão é...
Admissão pode ser entendido como tempo do motor, ou como duração de abertura das válvulas ou ainda mais. Admissão é um circuito que faz parte da alimentação do veículo e vai desde a captação do ar atmosferico até o interior dos cilindros.
Esta massa de ar admitida passa pelo filtro de ar que o separará de particulas sólidas maiores que podem vir a danificar os turboalimentadores(supercharger ou turbocharger), radiadores de ar(intercooler), ou até mesmo as partes internas de cabeçote e motor como válvulas ou parades dos cilindros.
Como este blog foca nos motores de combustão interna de autoignição por alta compressão, ou seja, motores diesel,não podemos desprezar que neste fluxo os turboalimentadores desempenham papel fundamental. No caso do turbocharger(turbocompressor, popular turbina) em série com um intercooler garantirá uma captação maior de ar e uma compactação do ar admitido. Esta compactação de volume garantirá um aumento de massa(quantidade) captada e assim o preenchimento do cilindro em sua cilindrada total. Isto significa dizer que um motor de altas cilindradas só pode atingir o preenchimento mais pleno do seu interior com o auxílio de um turboalimentador.
(animação referete ao fluxo de ar no cilindro)
No momento da admissão a vávulas/válvulas de admissão se abrem a entrada do ar para o cilindro. Como vimos esta inalaçao de ar feito pelo motor é antes do PMS(ponto morto superior) o que garante que o ar frio empurre o gás resultante da combustão para fora do cilindro, executando assim a limpeza e o resfriamento da câmara. Quando o pistão incia sua descida e a válvula de escape fecha-se vedando completamente o cilindro cria-se se uma pressão negativa no interior que auxilia o turboalimentador a encher o cilindro de um ar novo e filtrado.
Outro ponto a ser considerado é o cruzamento de válvulas, também chamado de OVERLAP, ou seja, o tempo em que válvulas de admissão e escape estão abertas juntas. O cruzamento de válvulas é dado em graus e pode ser observado no diagrama de válvulas.
Outra informação importante é que em um motor diesel esta fase ainda não ocorreu a injeção ou pré-injeção de combustível e o cilindro está na sua fase mais fria em relação aos outros tempos do motor
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